terça-feira, 21 de agosto de 2012

Criatividade ou Racismo?

Olá pessoal, como vocês sabem sou publicitária, me formei no final de 2009 e trabalho com MKT de Incentivo e achei desnecessária a ação que duas empresas sofreram em relação a suas campanhas publicitárias.

Recentemente a Bombril teve uma de sua Campanha "Mulheres que Brilham" considerada racista por utilizar a imagem de uma mulher afro com o logotipo da marca em seu volumoso cabelo.

Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, que impediu a suspensão da peça afirmou que o produto associa a cabelos crespos.

Mas será mesmo? Observe a imagem abaixo, não vejo nenhum tipo de racismo, muito menos comparação da marca com cabelo afro.

A Campanha é muito boa e o que vejo é um profissional extremamente criativo, agora não se pode julgar uma peça pelo que os outras acreditam que ela seja.


A peça foi substituída por esta.


Outra propaganda que também levou o nome de racista foi a de uma agencia de viagens chamada Multipla que utilizou toda sua criatividade para atrair turistas a Asia.

As pessoas só conseguem ler o outdoor se puxar os olhos com os asiaticos, o autor da peça disse que o intuito desta campanha é promover a agencia, incentivar o turismo na Asia e fazer as pessoas enxergar da forma que os asiaticos enxergam.



Agora me diga se isso é Racismo ou Criatividade?



terça-feira, 14 de agosto de 2012

A Ultima Ceia por Cavalera.

A grife Cavalera lança sua Campanha para o Verão 2013 e traz um foto da Santa Ceia com algumas celebridades sendo os apóstolos de Jesus.

São eles, Sidney Magal, Fernanda Young, Julia Petit, Regina Guerreiro, Pitty, Pedro Neschling, Emicida, Iggor Cavalera, Facundo Guerra, Viviane Orth, Alex Hornest e Henrique Fogaça.

A foto divide opiniões mas o criativo da marca Alberto Hair  diz "que está mostrando uma imagem bíblica e não está zombando. Que na foto ninguém é Jesus, mas são deuses em seu universo."

Mas, vamos reparar que a logomarca da grife está bem no meio da mesa, justamente no lugar de Jesus!!